Login Register Help

Forum - Mensagem

Mastro preso, não separa
por: Pedro Gallo Echt
02/03/2015 13:37:00
Estou na batalha para separar um mastro neilpryde matrix cujas metades, base e topo, ficaram presas. Consegui separar um centímetro e agora não vai mais. Coloquei spray de silicone, 4 pessoas fortes tentaram rodar e puxar e nada. Já aqueci a parte externa (do topo) com água fervente e nada. Alguém aí dá uma dica? A maior dificuldade e como torcer o topo do mastro, como fazer uma boa pega neste topo que é fino para torcê-lo melhor, tipo colocar um braço de alavanca para girar (mão de força). Segurar a Base do mastro é mole, com duas retrancas presas no torno (morsa), ele não gira mais.
mastro preso, nao separa - por: Dival Daltro de Jesus - 05/03/2015 20:51:08 responder
Coloca na ducha de lavar carro e vai jogando agua pra dentro, vai rodando e batendo com algo que não danifique, c ele na horizontal . Depois pega pelo meio da base e da uns solavancos , ele deve ceder e soltar
Resposta - por: Diego C Pereira - 14/06/2015 15:01:34 responder
Amigo estou com um mastro identico 370, que no ultimo velejo ele colou, ja tentei de tudo, cheguei a fazer um pequeno orificio para injetar fluido desengripante, como o fluido gela ao entrar em contato com a superficie, eu gastei uma lata toda do produto, ate toda a regiao da junçao ficar toda gelada e escorrer, ou seja todo o contato de junçao pegou o fluido, e mesmo assim nao solta, ja tentei jato de agua forte dentro do mastro e nada, ja estou para desistir e dar um corte na vertical para soltar o mastro e depois vejo alguma ideia para colar novamente com resina e fibra de carbono. Mas ainda estou vendo na internet se descubro alguma tecnica que ainda nao usei. Voce conseguiu descolar o seu ?
Resposta - por: Diego C Pereira - 14/06/2015 17:23:58 responder
Bem, acabei perdendo a paciência kkkkk, dei um corte de 5 cm na base do encaixe no sentido do mastro subindo, e entao dei uma torção e soltou, agora vou ter que reparar com resina e fibra de vidro ou carbono, acredito que como o corte foi pequeno e bem fino, somente a resina segure, porem por precaução vou envolver uma cinta de manta de fibra para manter a mesma resistência de antes. Mastro neilpride 370, 75\% de carbono.
Soluções - por: Jose Marcelo L. Duarte - 01/07/2015 13:26:17 responder
Tente primeiro chamando 5 amigos. Três tentam girar um pedaço do mastro para um lado e você mais dois tentam girar para o outro. Isto resolve quase todos os casos, a maioria das vezes duas pessoas de cada lado já é o suficiente. Agora se o mastro estiver muito preso, a solução é utilizar um carro. Amarre uma ponta do mastro numa árvore, de um nó que aparte o mastro quando esse for puxado, e de várias voltas em torno do mastro com a corda. A outra ponta você amarra no rebocador do carro. Coloque algo na ponta dos dois mastros para absorver impacto. Quando o carro separar os mastros, a elasticidade da corda vai arremessar uma parte do mastro contra a árvore e outra contra o carro. Comigo, o mastro passou por debaixo do carro, quando se separou, mas não sei se é sempre assim ou dei sorte. Se seu carro for 2x2, como o meu, tente pegar um piso que ofereça bom atrito. Imagino que quanto menor for o comprimento da corda sobrando, menor vai ser a força com que o mastro vai ser arremessado no momento da separação. Não perca a tampinha de cima do seu mastro, ela impede não apenas a entrada de água, o que deixa ele pesado quando cai na água, mas também de areia, o que pode causar mastro peso se ficar muito tempo sem desarmar. A principal dica é não se estresse com mastro preso. Aprenda a amarrar ele com segurança em cima do bagageiro. Use ele dessa forma, até um dia ter uma turma de amigos para tentar o primeiro método, ou tempo livre para tentar o segundo. Abraço José Marcelo Lima Duarte
- por: Diego C Pereira - 06/09/2015 13:29:22 responder
Agora como saber dar esse nó no mastro para tentar separa-los
Mastro preso. - por: Dival Daltro de Jesus - 11/07/2015 00:35:58 responder
O certo é não deixar entrar areia nenhuma quando montar a vela, Verificar ao montar a extensão se tá tudo sem areia , antes de encaixar, e por ultimo colocar uma fita isolante na junção entre eles, pois se infiltrar areia , vai dar trabalho para soltar. Se travar , arranje pedaços de camara de ar , use o lado externo da mesma, chame dois ou tres amigos , e gire segurando com a camara para a não não derrapar, sendo a metade das pessoas girando cada parte do mastro para um lado oposto. Depois , se continuar preso, dê solavancos segurando pela base , fazendo o top vibrar para valer, depois volta ao sistema anterior até soltar.

Windsurf Mania é propriedade de Water Sports Brazil Ltda. 2000-2013 Todos os direitos reservados.

Publicidade Windsurf Mania | Contato